quinta-feira, 10 de setembro de 2020

MInha campanha de Ironsworn não se passa nas Ironlands! Por quê?!?!

 Olá



Muitas pessoas me perguntam em qual parte das Ironlands se passa a minha crônica. A resposta é bem simples: Em nenhuma parte.

A crônica "Pela Honra dos que se Foram" se passa em outro cenário. Ela recebe alguma inspiração da estética (principalmente das fotos) das Ironlands, mas desde a sua "concepção" - e reparem que está entre parenteses, isso vai ser importante daqui a pouco - nunca teve a proposta de utilizar o cenário "oficial" dos livros.

Mas...Por que?


Por vários motivos.

Primeiramente, cumpre dizer que acho a ideia das Ironlands incrível. Mas eu realmente nunca gostei de trabalhar com cenários prontos ou "pré-montados". Sim, eu sei que o livro deixa muita coisa a critério do jogador-mestre, e que uma Ironland nunca será igual a outra.

Mas eu realmente curto a liberdade de não estar preso a nenhum tipo de conceito.

E o livro deixa claro que qualquer opção de cenário pode ser abarcada pelas regras, e que de nenhuma forma o jogo foi feito APENAS para as Ironlands.

Em segundo lugar, pelo prazer de ver um mundo se abrindo a minha frente. Eu não preparei ABSOLUTAMENTE nada dessa campanha. Apenas criei um personagem.

Todo o resto veio diretamente dos oráculos e movimentos.

Tecnicamente, o mundo em que meu personagem Maika transita - e que ainda não tem nome - pode ter qualquer coisa. é um mundo medieval? Provavelmente. Mas se os oráculos e as perguntas feitas sugerirem o contrário, introduzirei novos elementos sem qualquer medo.


LOST

Outro fator importante é que essa história realmente tem muita inspiração no seriado LOST.

Não falo do plot ou do gênero, mas na forma que a história é contada.

A ideia de introduzir elementos aparentemente desconexos que de alguma forma parecem se ligar a um cenário maior, mas que os personagens não tem acesso. Eu adoro esse recurso narrativo, e vou explorar cada vez mais.

E antes que alguém pergunte: Eu adorei o final de LOST. Adorei que deixaram um monte de coisa sem responder. 

Eu ia achar um porre se todos os misterios tivessem sido explicados. Adoro enigmas e mistérios que se propagam no tempo e parecem infinitos! O mundo é cheio de locais assim...Stonehenge...Piramides do Egito...faz parte da aura de magia e mistério esse desconhecimento que nunca se resolve, e eu realmente gosto.

NAs proximas sessões da aventura, eu pretendo intensificar o estranhamento e adicionar um grande numero de peças desse quebra cabeça. Algumas delas serão explicadas, outras vou deixar propositadamente obscuras...talvez no futuro elas clareiem, talvez não. 


Essa campanha está sendo feita para durar muito, muito tempo. Anos. Talvez décadas.


Não tenho pressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segunda Temporada - Início (Considerações)

 É com alegria que venho anunciar que nossa Aventura, seguindo os passos de Maika Hacunan em busca de respostas. Não haverá grandes mudanças...